BEM-VINDO AO NOSSO BLOG

Seja bem-vindo ao nosso blog, agora de cara nova, nuito mais acessível.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A FESTA DO NATAL

O Natal é uma das festas Católicas mais importantes. Ele surge com a data comemorativa do aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus Pai. “o Emanuel” (Deus encarnado em nosso meio). (cf.Mt 1, 21).
A data foi instituída em meados do século iV d.C. O papa Júlio fixou a data de 25 de dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do nascimento de Jesus. Primeira explicação para a escolha do dia 25 de dezembro é o fato da data coincidir com a “saturnária dos romanos” e com festas germânicas e selticas de solistico de inverno. Estas festividades pagãs foram cristianizadas pela igreja. No início, associou-se a seis de janeiro, depois, foi aderindo-se a 25 de dezembro, ficando seis de janeiro como a chegada dos reis magos e pastores.
O natal é dedicado como a festa do “sol”, sendo Jesus Cristo o verdadeiro sol da justiça. “E se transfigurou diante deles: o rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz...”( Mt 17, 2). A partir de l,233 dC. Com influência de São Francisco de Assis os Cristãos começaram criar os símbolos, como: presépio, árvore de natal e luzes, que representam Cristo luz da vida. A tradição de trocas de presentes vem a partir do exemplo deixado pelo Bispo Nicolau (ou menos, ano 342 dC). Que distribuía sua herdada fortuna aos mais pobres.
A coroa do advento é hoje o principal símbolo de preparação para o Santo Natal. Com as quatro cores litúrgica, ela nos remete a uma espiritualidade de revisão de vida e de expectativa para o grande acontecimento que deverá emergir dentro do coração de cada Cristão. Não devemos esquecer que o verdadeiro significado do Natal esta inteiramente relacionado ao exemplo de Cristo que veio ao mundo com um único propósito: o de justificar os nossos pecados através de sua própria morte. No A.T sempre que alguém pecava e desejava obter perdão divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifício, então o Pai do céu enviou o seu Filho único, Jesus, com a finalidade de limpar todo o pecado da humanidade através de sua morte para que um dia possamos alcançar a vida eterna por meio d´Ele, o verdadeiro mediador. (cf Pd 1, 19-21). Não nos esqueçamos que o Natal não se resume a belas decorações e trocas de presentes, pois a sua essência é a celebração do aniversário de Jesus, que deu a sua vida e derramou seu precioso sangue para nos salvar.

Marcelo Adriano Rollin