BEM-VINDO AO NOSSO BLOG

Seja bem-vindo ao nosso blog, agora de cara nova, nuito mais acessível.

sábado, 6 de setembro de 2008

A IMPORTÂNCIA DO AUTO-ESTIMA


Auto estimar-se é querer-se bem. Não importa se te amam muito ou não. Importa em primeiro lugar que você se ame. Qual é a opinião que você possui de si mesmo? Você se gosta? Se respeita? Confia em tuas potencialidades? Você esta de bem com o seu corpo? Que tipos de idéias cultiva em sua mente: Que tipo de palavras expressa?
Algumas características de baixa estima: Sempre está com dúvidas sobre o que fazer. Sente-se inseguro. Acha que o visual o habitat esta inadequado. Não sabe direito o que se é. Sentimento depressivo e de que não é capaz de realizar nada com eficiência. Sente necessidade de sempre estar agradando os outros. Precisa sempre estar sendo aprovado no que faz. Busca sempre reconhecimento de suas atividades. Faz de tudo para chamar atenção.
O que leva a cair a auto-estima: criticas e auto-criticas. Sentimento de culpa. Abandono. Rejeição. Carências afetivas. Frustração no trabalho. Vergonha. Inveja. Timidez. Insegurança. Medos. Humilhação. Raiva e principalmente perdas de dependências, como: financeira e emocional.
Como recuperar a auto- estima: Buscar o auto-conhecimento. Gostar da imagem refletida no espelho(sua). Manter-se em forma física. Identificar qualidades em si próprio. Aprender com o sofrimento. Tratar-se com amor e carinho. Ouvir a intuição.Manter diálogo interno. Acreditar que merece ser amado e que é especial. Fazer todo o dia algo que o deixe feliz. Caminhar. Tomar água potável, Ingerir frutas e legumes naturais. Dormir bem. Cuidar do visual. Orar constantemente.
Auto estima elevada é saúde: você terá mais vontade de elogiar os outros e dar afeto. Terá menos sentimento de ansiedade e insegurança. Terá harmonia entre o que sente e o que diz. Não se importa com o que os outros pensam de si. Maior flexibilidade aos fatos. Elevada auto-confiança. Amor próprio. Paz interior. Alegria verdadeira. Tempo para si. Passará a admirar-se de si mesmo. Se achará lindo(a) assim como é. Terá muito mais entusiasmos pela vida, família, trabalho e amigos.



Marcelo Adriano / 2008