BEM-VINDO AO NOSSO BLOG

Seja bem-vindo ao nosso blog, agora de cara nova, nuito mais acessível.

sábado, 6 de setembro de 2008

JESUS NÃO É ÍDOLO


Recebo cartas de todo o país. Entre elas, as de pessoas admitindo serem minhas fãs e que sou seu ídolo. Por mais branda que seja a palavra ídolo é sempre errado colocar alguém no lugar de Deus.
Ídolo é exatamente isso: um falso Deus. Uma imagem é só uma imagem, um símbolo, uma lembrança. ou um sinal, até o momento em que adorada. Então vira ídolo.
Estátuas e imagens não atrapalham em nada quando são tratadas como objetos de cultos e não como sujeitos de culto. A faca é coisa boa quando bem usada. Mal usada, vira objeto perigoso. Nas mãos de quem não sabe essa diferença, é uma arma. Para uma cozinheira tranqüila é um objeto de trabalho.
Estátuas e imagens usadas por cristãos inteligentes são apenas instrumentos de culto. para o cristão mal evangelizado, se for católico, elas podem levar a idolatria ou ao culto errado que a Igreja condena; se for crente fanático, viram objetos de calúnia, porque ele passa a acusar de idolatria o que não é de sua Igreja, só pelo fato de tal pessoa usar imagens. Ele se ofenderia se o chamássemos de assassino só porque tem uma faca em casa!!!! Ter uma faca e usá-la direito não é pecado; ter imagens e usá-las direito, Também não. Esta lá, na Bíblia deles e na nossa. Deus permite e manda fazê-las, desde que não sejam adoradas.
A palavra ídolo é mal pronunciada por uns e outros. Espanta-me ver pessoas que chamam Jesus de seu ídolo. Uma atriz famosa, numa entrevista, interrogada sobre quem era seu ídolo, respondeu: JESUS. Enganou-se, Jesus não ocupa o lugar de Deus. Ela é Deus de verdade! Se Jesus fosse um simples homem, então católicos e evangélicos seriam idólatras, porque tanto uns como outros O adoram, mas Jesus é Deus. Por isso qualquer tributo prestado a Ele é louvor verdadeiro. Para o cristão, Jesus é Deus e não ídolo.
Da próxima vez que lhe perguntarem sobre seu ídolo, diga o que é e, por isso, não tem ídolos. Nem a uma pessoa que você a adora. Adoração só Deus merece. Queria bem, curta, admire, encante-se, mas não adore nem pessoas nem coisas guarde essa palavra para Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
Cá entre nós, católicos evangelizado não adora santo nem imagem. Ele venera e respeita. Só adora a Deus! Cá entre nós, evangélicoS evangelizado não acusa leviamente os outros de idólatras nem se acha verdadeiro adorador, desprezando os outros como falsos adoradores. Respeita e acaba entendendo dele quanto na nossa há idólatras. Todo aquele que põe alguma coisa acima de Deus é idólatra. Quem julga os outros também é. Há muitas maneiras de ser idólatra: uma delas é brincar de Deus e sair por ai julgando os outros e achando-os menos cristãos que nós.



Pe. Zezinho